Vizinho Democratico

 

a direcao do trem

Esta semana a julia saiu de ferias para celebrar o matrimonio de uma amiga em sao paulo.

Eu acordei no sabado pela manha sozinho, depois de trabalhar um pouco, ler algumas paginas do meu livro, olhei pela janela e decidi que iria conhecer nosso novo vizinho: delhi metro.

delhi metro - vista da janela da nossa casa

Fui de carro ate a estacao final do metro que fica proxima a nossa casa, parei o carro no amplo estacionamento aonde se preparava mais alguma cerimonia de inauguracao/festejo da nova grande obra da cidade.

barraca armada para festejar: deuses e paratas

Por enquando a linha liga gurgaon a qutub minar, no sul de delhi, e acompanha o tracado da MG road(merauli-gurgaon).

O clima na estacao ainda e’ de festa, familias vindo visitar e muitos como eu fazendo daquela jornada um serio programa no final de semana. Tudo super limpo.

18inr(R$0.70) ligam as duas pontas.

De cima do trem podemos ver a cidade e o trajeto tantas vezes percorrido, de um angulo distinto muito mais verde e incrivelmente silencioso. E’ possivel notar na cara dos passageiros uma sensacao de perplexidade e surpresa com aquele ambiente super cuidado, limpo e silencioso.

Todos no trem tem uma cara de reflexao e alegria. Eu, como um morador de media data e amante deste pais, confesso que fiquei orgulhoso da capacidade indiana de crescer e se transformar e acredito que meus colegas de trem estivessem pensando no mesmo, na grande transformacao que esta ocorrendo nesta sociedade.

Na entrada da estacao a cena quase comica de um senhor enfrentando a escada rolante pela primeira vez, e qual nao e’ a surpresa quando a utilisa para subir, mas na descida prefere a convencional escada.

estacao final - qutub minar

Meus vizinhos de apartamento e representantes da classe media indiana estavam no mesmo programa turistico, bem como o motorista e empregados domesticos. Todos viajando alegremente nesta obra da civilidade indiana, sem duvida o local mais democratico que ja vi em toda a india nestes ultimos 2 anos.

tradional familia indiana da classe media - turismo entre 3 estacoes em gurgaon

1 comentário

Arquivado em relatos

Uma resposta para “Vizinho Democratico

  1. marina

    nuvem! que alegria. emocionante
    vou me programar pra fazer esse trajeto com vc!
    beijos

Deixe uma resposta

