um ano (e pouco) de shiva em gurgaon

Caros leitores, o Shiva em Gurgaon passou seu primeiro ano de vida em branco, pois anda abandonado há algum tempo. O primeiro ano de Índia do Luís (para mim, só em janeiro) se completou quando estávamos no Brasil, matando as saudades dos que estão muito distantes.

Mas a temporada indiana recomeçou, e agora chegam novamente os visitantes queridos, para alegrar os nossos dias na bucólica Gurgaon (citação de um grande viajante, Cacá).

Para recomeçar os trabalhos do segundo (e último, por agora) ano neste subcontinente, fizemos uma segunda visita à cidade de Varanasi: um dos lugares em que a Índia é mais Índia. Quando estive lá pela primeira vez fiquei impressionada, mas não imaginei que voltaria.

Mas tudo aqui é uma surpresa, e como meu irmão mais novo Daniel veio nos visitar (sozinho, num ato de bravura), concluímos que era hora de voltar ao Ganges, ao lugar sagrado dos hindus, para onde as pessoas vão a fim de morrer em paz.

E assim chegamos quase ao fim de 2009, um ano diferente de todos os outros nas nossas vidas. Um ano de muitos deslocamentos (como prevíamos no fim de 2008), de grandes novos encontros, de muito aprendizado e de uma massagem cerebral profunda. A cabeça não parou de chacoalhar, essa é a conclusão.

Obrigada a todos os caríssimos leitores que acompanharam nossas curtas histórias a partir dessa página. De novo, repito, essa é a nossa forma de estar mais perto de vocês. Todos os melhores pensamentos para 2010. Até breve.

nascer do sol no rio ganges

7 Comentários

Arquivado em relatos

7 Respostas para “um ano (e pouco) de shiva em gurgaon

  1. gilda

    deixo aqui meu afeto e o carinho de sempre, agradecendo as cores e o sabor desta terra que vcs compartilham conosco.

  2. É engraçado como, morando na China, eu me indentifico com alguns relatos de vocês, dos desafios diários, de dar valor a algumas coisas nossas que passavam despercebidas…Só de ter ficado um pouquinho em Xangai e ter vindo visitar o Brasil já deu pra ter uma idéia de como é bom tudo isso que a gente está vivendo! Beijos aos dois, Ceci.

  3. Quero agradecer o carinho com que fomos recepcionados na India
    um beijo
    Flavio e Bia Bitelman
    Marina Farkas Bitelman E Beto Vilela

  4. Clarissa (Tita)

    Queridos Ju e Luis,
    Acho belíssimo o amadurecimento que vcs demostram em aproveitar essa experiência e aprender com ela. Admiro a coragem e o amor que vcs transparecem nesta página. É contagiante!
    Que 2010 apresente menos desafios porém continue oferecendo tanta bagagem quanto 2009!
    Um grande abraço e boas festas de fim de ano!

  5. marianaoli

    Esse último post fechou com chave de ouro esse ano de muita massagem cerebral (aliás vou roubar essa expressao) porque acerta em cheio a sensação de viver na Índia.
    Adoro voces, de coração! Tive muita, mais muita sorte em conhece-los durante essa jornada no subcontinente. Mais um presesente dos deuses🙂
    Muita sorte, muito amor, muita energia boa e muita masala!

  6. Lucia Borbely

    meu carinho a voces, agradeco terem compartilhado comigo toda essa experiencia de vida. Muita paz, saude, amor e boas festas.

  7. Gabriela Teixeira

    Ju e Luis, ficar um ano nessa India louca não é para qualquer um! rsrs Muito aprendizado, viagens, paz, amor e realizações em 2010!! Continuem escrevendo! Gabi Teixeira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s