raksha bandhan

Hoje é feriado na Índia. Uma festa hindu, conhecida como Rakhi ou Raksha Bandhan, o nome completo. Rakhi também é a pulseirinha vermelha que se vê em tudo quanto é lojinha por aqui. É um tipo de cordão, bem simples, para ser amarrado, e no meio sempre traz algum símbolo (de deuses hindus até hello kitty ou pokemon).

O feriado de hoje é o dia de se amarrar a tal pulseira. A coisa parece ser feita desse modo: segundo a tradição, a irmã amarra o amuleto no pulso do irmão, simbolizando um pedido de proteção. Em troca, o irmão lhe dá um presente, em geral um doce, como agradecimento. E isso define o Raksha Bandhan, expressão que pode ser traduzida por “o laço de proteção” (mais ou menos).

Fiquei pensando que não temos nada parecido na nossa cultura. Há dia dos pais, das mães, das crianças, natal etc., mas nada que poderia ser chamado de um “dia dos irmãos”. Claro que essas datas são super comerciais e acabam se desvirtuando em trocas forçadas de presente, mas justo por isso fiquei pensando que a ideia simbólica do Rakhi tem sua beleza.

Tenho uma irmã e dois irmãos e eles são das pessoas mais próximas e queridas na vida – e que fazem uma falta tremenda aqui na distante Índia. Ter irmão é umas das melhores coisas do mundo. Não há dúvida de que eles sempre me protegeriam se eu estivesse em apuros, do mesmo jeito que eu faria de tudo para protegê-los quando precisassem de mim. O pequeno de gesto de amarrar uma fitinha, me fez pensar muito nos meus irmãos hoje. Queria estar pertinho para dar uma pulseira de Rakhi a cada um dos três.

um dos tipos da pulseirinha

um dos modelos da pulseirinha

6 Comentários

Arquivado em relatos

6 Respostas para “raksha bandhan

  1. Cornelia

    Juju, que bonito!

  2. Ana

    Que lindo!!

  3. Jerry

    Luba,
    Se tivessemos o feriado ja teriamos inclusive a fitinha para colocar, nossa ja tradicional fitinha de Nosso Senhor do Bonfim.
    Abs
    Jerry

  4. Luiza

    Chorei!!!
    Q saudade irmã!

    Bjs de perto e de longe…

  5. Waldyr

    Oi Julia
    Bem legal esta experiencia de reaprender a ler . Eu vi uma materia uma vez que deram aulas de Tupi-Guarani para professores de Portugues para eles entenderem a dificuldade do aprendizado. Bjs .Namastê.

  6. Denise

    Este blog me faz chorar de tanto afeto…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s