intervalo criativo

Estava pensando. Apesar de estar morando na Índia, todo trabalho que tenho feito por aqui é para o Brasil. E meu trabalho consiste em ler, rever, editar e, às vezes, traduzir. Sempre ligado ao texto, mas não a escrever, não diretamente.

Algo que ajudou na decisão de vir para cá foi a possibilidade de ter um tempo maior para ler, escrever, estudar, aprender uma dança diferente, talvez, saber como é viver num outro país, passar por uma experiência (radicalmente) nova. E o blogue seria a janela da “alma indiana”, desse tempo que passaríamos aqui.

Tristemente, acabamos escrevendo bem menos do que gostaríamos, afinal, na Índia não é diferente: a gente acaba se absorvendo no trabalho e nas coisas do dia-a-dia e sobra pouco ou nenhum tempo para as coisas lúdicas, reflexões, pausa para o pensamento assentar, assimilar tanta coisa nova.

Aqui sempre há um pouco de raiva, um bocado de risadas, bons amigos, pessoas novas, dificuldades e situações maravilhosas. O amor à Índia não é um amor fácil. Há uma relação de conflito, por vezes bem dolorosa, com ela, mas quando algo de bom acontece, é muito bom, e parece valer mais a pena do que qualquer coisa. Paciência e bom humor são imprescindíveis para gostar de se viver aqui – pois se vive no limite de estourar à cada momento, cada contato complicado.

É preciso entender que o tempo aqui é outro, a lógica, bem outra, o pensamento funciona de um jeito diferente. E não se irritar com isso e querer que eles tenham o espírito igual ao que conhecemos, e no qual sempre nos entendemos. Num dia em que se acorda meio “atravessado”, você se pega conjurando todos os deuses para que façam alguma coisa, tirem você daqui correndo, apaguem a luz e fechem a porta. Bem fechada.

Mas então você respira, pára, se acalma e lembra que está aqui para aprender, para entender o diverso (muito diverso). Se eu quisesse tudo igual, não saía de casa, ficava na vida paulistana de sempre. A beleza de viajar – e sempre gostamos de viajar, Luís e eu –, é sair do lugar que conhecemos tão bem, olhar o que existe em torno, fora do nosso canto confortável – para depois voltar gostando mais da nossa terra, pelas coisas boas e ruins. Aqui, tem horas em que a gente se sente fora do mundo, fora do tempo – a ideia, a geografia, a distância são tão insólitas que causam um pouco de vertigem.

A Índia ensina muito a amar o Brasil e sentir falta daquilo tudo. E faz valer a pena passar esse tempo afastado, para depois voltar querendo tudo o que ficou lá, esperando por nós.

8 Comentários

Arquivado em detalhes

8 Respostas para “intervalo criativo

  1. Cornelia

    Sim, Ju…seus relatos me lembram os meus primeiros meses de volta a São Paulo. Demora até se acertar o passo e até hoje me pego olhando a noite da minha janela para esta vasta cidade e me perguntando: o que raios estou fazendo aqui?

  2. Ivana

    Que texto lindo Julia! adorei.
    Abs

  3. Malu Grau

    Juju, conto os dias para te visitar na misteriosa India e para você vir para cá!

  4. julia, digo que tenho saudades da índia como se ela fosse uma pessoa – mais ou menos como essa que vc diz sentir dos seus irmãos e do Brasil – e estou amando acompanhar o blog de vcs, mesmo que entre espaços pequenos, raivas e saudades da terra natal. obrigada!
    beijo gde,
    deborah

  5. Silvia

    Ah queridos, enquanto lia o texto – muito tocante, por sinal – fiquei imaginando a saudade que vocês sentirão dessa India que encanta, assusta, enfurece e surpreende… e inspira o Luis para essas linda aquarelas! Beijos

  6. marianaoli

    Lindo texto Ju…me emocionei e me identifiquei bastante com as coisas que voce escreveu, bravo! Please, continue escrevendo!

  7. Letícia

    É sempre muito gostoso ler os seus textos… É uma pena que a nossa visita a vocês tenha ficado de lado por falta de grana e pela perspectiva de um mini-ser humano aqui em casa. Mas sinto saudade de sair um pouco para sentir saudade de ficar mais…
    bjos

Deixe uma resposta

