detalhes da Índia: bala de erva-doce

Somando todos os dias desde a minha primeira chegada em Delhi, vou completar um mês de Índia no final desta semana. Somente agora me dei conta de que não escrevi uma palavra no nosso blog.

Acho que não escrevi porque nao sabia por onde começar!!!!!! Minha cabeça fica o dia todo pensando em 1 milhão de diferentes coisas, buscando analogias, comparações , análises das mais diversas na busca de entender, ou melhor tentar entender, a complexidade deste país.

Resolvi hoje, então, que iria começar a escrever sobre os pequenos detalhes que encontro no dia-a-dia deste maravilhoso país. E quem sabe após coletarmos e buscarmos entender vários detalhes deste quebra-cabeça iniciaremos o processo de conhecer a lógica indiana.

O detalhe que gostaria de colocar hoje para iniciar a seção é o SAUNFF:

vibhav

foto:vibhav

Temos no escritório pelo menos 5 potinhos destes espalhados, onde a toda hora você vê uma pessoa passando e colocando um montinho do conteúdo na mão e depois, vuppt, direto pra boca.

Todos os dias me perguntava o que seria este negócio, doce ou salgado, por que punham na boca, meio anti-higiênico ja que ficava o dia e a noite toda aberto no meio do escritório.

Como todos os dias, o que não falta são perguntas , passaram-se dias até que eu conseguisse entender o que realmente era aquele negocinho verde que estava ali no meu caminho todos os dias.

Eis que hoje perguntei o nome e o que era, e foi quando descobri que não passava do ancestral mais antigo da familia das balas de erva-doce, uma composição de grãos de erva-doce e cristais de açúcar!

Aqui é assim, muitas gerações de coisas convivendo no mesmo tempo presente. Podemos encontrar vidas de um passado muito distante misturadas e bastante presente no dia-a-dia do pais, atuando conjuntamente com as ‘novas’ coisas!!

Bom, como o meu forte nunca foi escrever, vou tentar manter estes pequenos detalhes atualizados com muitas fotos e curiosidades.

Conto com a colaboração de todos para juntos buscarmos conhecer a Índia, ou as Índias.

5 Comentários

Arquivado em detalhes

5 Respostas para “detalhes da Índia: bala de erva-doce

  1. Bia

    Não vejo a hora de compartilhar esses momentos que desvelam um novo olhar, um novo sentimento, uma nova imagem.

  2. Boa Luis !
    A erva doce com acucar depois do almoco (apimentado) serve para dar um “fresh up” como os indianos dizem. Versao ancestral da pasta de dente mas tambem ajuda na digestao. Outra boa dica (so fui aprender esse ano) qdo enfrentar comida spicy eh sempre ter um iogurte por perto, seja ele em forma de bebida (Lassi) ou em algum prato. Segundo os indianos, equilibra a acidez e alivia a “queimacao” hehehehe.
    Abracos !

  3. Leonardo

    É isso ai Luis,

    Essa da erva doce foi engraçada, haverão muitas coisas que vc. vai ter que descobrir na marra, pois a Índia é um país de costumes totalmente diferentes dos nossos.
    Boa sorte pra vc., sucesso.
    Abraço.

  4. Talita

    Existe uma festa na Índia, em que as pessoas saem as ruas e jogam temperos em pó, uns nos outros, não me lembro o nome dessa festa e não possuo muitos conhecimentos sobre a Índia, mais fiquei curiosa a respeito de uma bala que eles comiam, a chamavam de Bala de Shiva, alguém sabe me dizer a respeito e do que ela é feita?
    Obrigada, Talita Campanhão.

  5. Num salto, deixamos o outubro da chegada e viemos ao novembro das balas anti-higiênicas de erva-doce. Se o alimento contém açúcar, o menos importante é ficar exposto ao ar ambiente e a toda sorte de perdigotos. E se passar de um dia para o outro então, imagino que as baratas do escritório, além de gordas, devam estar meio esverdeadas. Mas isso não me importa. Eu provaria a tal iguaria. Não ficaria com carinha de nojo. Não sou disso. Namastê!

Deixe uma resposta

