danças da índia

por Alessandra  Mara Vidotti

As danças clássicas da Índia têm suas origens muitos séculos, senão milênios atrás. São compostas por elementos de dança pura, ou Nritta, em conjunto como que chamamos de abhinayas e rasas.

Abhinayas são itens ou trechos dramáticos, pelos quais se contam histórias de Krishna e outros deuses. Trata-se de parte inevitável da dança, já que ela comunica o significado real representado por uma performance. O dançarino que não se desenvolve na abhinaya é considerado ruim.

Rasas são os sentimentos e emoções transmitidos principalmente pelas expressões faciais. O uso de um rasa varia de uma performance para outra, dependendo da situação ou da história apresentada pelo item a ser dançado.

dançarinas de Odissi

São sete as danças clássicas indianas que se mantém vivas até os dias de hoje e que podem ser vistas a qualquer momento em uma cidade cosmopolita como Delhi, sempre acompanhadas de ótimos músicos ao vivo:

- Bharatanatyam: com origem em Tâmil Nadu, sudeste da Índia, é um dos estilos mais conhecidos em todo o subcontinente. Com movimentos rápidos, precisos e geométricos, principalmente sob a forma de triângulos, trata-se de uma dança vigorosa e excitante. Data de antes de Cristo, quando era praticada por mulheres que viviam nos templos, mas passou a ser estudada e desenvolvida em meados do século XIX.

- Kathak: tem origem no Norte da Índia, quando era dançada nas cortes dos reis. Inicialmente se restringia à contação de histórias, mas com o tempo, foi evoluindo o movimento rítmico virtuoso dos pés, uma de suas principais características hoje em dia, além dos giros deslumbrantes.

- Khathakali: proveniente do estado de Kerala, essa dança pitoresca se desenvolve a partir da representação dos épicos e escrituras antigas, com Ramayana, Mahabharata e Puranas. Acredita-se que a forma surgiu no século XVI e suas características mais marcantes são a maquiagem pesada e os estupendos figurinos.

- Kuchipudi: era basicamente uma forma de drama / teatro nos tempos antigos, a partir de sua origem no século 3 a.C. em Andhra Pradesh, mas o drama se perdeu e hoje está reduzido à dança pura. A maioria das dançarinas são mulheres e o figurino se assemelha ao de Bharatanatyam.

- Manipuri: é o estilo de dança clássica da região de Manipur, nordeste da Índia. Os movimentos do corpo, pés e expressões faciais na dança são delicados e aspiram mostrar completa devoção e graça.

- Mohiniatam: a primeira referência a Mohiniatam foi encontrada no “Vyavaharamala”, composta por Mazhamangalam Naryanam no século XVI. É essencialmente dedicada ao amor e devoção a Deus e dançada apenas por mulheres, que usam vestidos brancos em suas performances.

- Odissi: essa é a mais deslumbrante de todas por sua delicadeza e variedade nos movimentos e abhinayas. É hoje reconhecida como o estilo mais antigo de todas as danças clássicas indianas, tendo origem na região de Orissa. Trata-se de uma dança devocional templária, ou seja, dançada antigamente nos templos como forma de oração aos deuses. Utiliza um figurino específico e seus movimentos se transformam em perfeitas poses esculturais, à semelhança das estátuas femininas entalhadas nas fachadas dos templos, especialmente o Templo do Sol, em Orissa. A dança sofreu declínio a partir do final do século XIX e foi retomada na segunda metade do século XX após intensa pesquisa desenvolvida pelos primeiros gurus contemporâneos. Os temas favoritos para interpretação na dança são as histórias de amor entre Radha e Lord Krishna.

Em viagem pela Índia, inserir um espetáculo de dança no roteiro proporcionará certo encantamento que fará toda a diferença. Vale a pena conferir!

*  Alessandra nos visitou em Gurgaon durante o mês de fevereiro de 2010. Além de nos ensinar muito sobre Odissi, dança que pratica há alguns anos e um dos motivos da visita à Índia, ela preparou deliciosos “chai masala” e dividiu horas e horas de conversa conosco.

About these ads

4 Comentários

Arquivado em viajantes

4 Respostas para “danças da índia

  1. Puxa, adorei o texto, muito ilustrativo da variedade de danças da Índia; a Alessandra, numa próxima postagem, poderia indicar vídeos na rede pra gente ver.

  2. quero;conhece,a india

  3. sofi margarette

    puxa, muito legal mesmo agora eu tenho um texto para o trabalho de artes graças a vcs!

  4. natacha

    amei.muito bem explicado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s